-
Criado: Quarta, 22 Abril 2020
CBF divulgou o novo formato do Campeonato Brasileiro Série C para 2020. Com grupos definidos: sai mata-mata e entram quadrangulares.
A Confederação Brasileira de Futebol acatou, em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, uma mudança de fórmula no Campeonato Brasileiro da Série C após oito temporadas.
A definição do novo formato partiu de uma proposta liderada pelo Santa Cruz, com participação do Paysandu e Remo. A ideia é diminuir a possibilidade de erros de arbitragem interferirem diretamente no acesso. Uma das maiores reclamações do Papão é referente ao duelo contra o Náutico, que acabou com uma polêmica envolvendo o árbitro.
A primeira fase com duas chaves de dez clubes em cada uma delas está mantida. Mas, na segunda etapa, a competição passa a ter dois quadrangulares para definir os quatro times que terão as vagas na Segunda Divisão.
Na segunda fase, times serão divididos em dois grupos de quatro com jogos de ida e volta; os dois melhores colocados de cada chave sobem para a Série B. O mata-mata dará lugar a dois quadrangulares, com partidas disputadas em regime de ida e volta. Os dois primeiros de cada grupo decidem o título. Os segundos colocados também garantem vaga para a Série B de 2021, mas sem necessidade de confronto de mata-mata.
Como fica a divisão dos quadrangulares
Quadrangular 1: 1º lugar do grupo A; 2º lugar do grupo B; 3º lugar do grupo A; 4º lugar do grupo B
Quadrangular 2: 1º lugar do grupo B; 2º lugar do grupo A; 3º lugar do grupo B; 4º lugar do grupo A
Antes dos duelos decisivos, no entanto, os times começam a competição da mesma maneira dos últimos anos. Serão duas chaves com dez times em cada uma delas. O critério de divisão regionalizado também segue como nas temporadas anteriores. Os times das chaves duelam entre si em jogos de ida e volta.
Antigo formato
De 2012 a 2019, a Série C do Brasileiro foi disputada com dois grupos regionalizados de dez equipes. Os duelos eram de ida e volta entre os times da mesma chave. Em seguida, os quatro melhores de cada lado avançavam para uma sequência de mata-mata. Nas quartas de final, os vencedores já garantiam o acesso à Série B do Brasileiro. Semifinal e final serviam para definir o campeão da competição.
Os Paraenses no Brasileirão
Remo e Paysandu estão no Grupo A. Dessa vez os clubes enfrentarão equipes do norte, nordeste e do estado de Goiás. Ano passado os clubes paraenses enfrentaram clubes do Sudeste e do Sul.
Os Grupos
Opinião da Redação do Jornal Tracuateua
Remo e Paysandu mais uma vez se enfrentarão na última rodada da fase de classificação. Como foi em 2019 quando o Remo foi eliminado. O Grupo A possui no mínimo 6 equipes do mesmo porte ou até mais fortes que as equipes paraenses.
Botafogo-PB, Santa Cruz-PE, Vila Nova-GO, Treze-PB são equipes fortes na competição, sem contar o Manaus-AM que nos últimos anos tem incomodado muito as equipes do Pará.
Paysandu e Remo têm tudo para brigar por vagas no G4 e entrar na próxima fase que será um quadrangular. Esse novo formato oferece um calendário bem maior às equipes, porém, até o ano passado, os clubes classificados da primeira fase disputavam um único mata-mata e se vencessem, já estariam na Série B do ano seguinte.
Agora, serão seis jogos, após a classificação da primeira fase, para conseguir o acesso, dependendo da campanha no quadrangular.
A estreia dos Paraenses
Os jogos do Brasileirão Série C 2020 serão transmitidos pela plataforma de streaming DAZN.
A Redação
Mais Acessadas
- Ordem
- Título
- Popular
Has no connect to show!
Destaques
Vídeo Destaque
Usuários Online
Temos 151 visitantes e Nenhum membro online