O ano de 2020 chegou e mais uma vez a Cidade dos Ipês escolherá seu Prefeito. Em outubro acontecem as Eleições para Prefeito e Vereadores.

eleições1 Copy

Tracuateua respira “política”, isso é um fato. Basta passar uns 10 minutos em algum grupo de WhatsApp ou no Facebook. As pessoas comentam bastante sobre os futuros candidatos a prefeito na Terra da Brita.

Claro que no momento ainda acontecem as negociações e as alianças. Usaremos o termômetro das redes sociais para explanar um pouco dos acontecimentos políticos de Tracuateua.

Vale lembrar que Tracuateua, em seus 26 anos de emancipação já passou por vários problemas envolvendo a Administração Pública.

Recordar é viver, então vamos lá.

Jonas Barros (in memorian) foi prefeito por dois mandatos seguidos. Primeiro prefeito do município, teve sua contribuição, mas seu legado foi manchado por dívidas que até hoje prejudicam o desenvolvimento de Tracuateua. Foi amado e odiado na mesma proporção.

Waldeth Costa é até hoje o prefeito que o Servidor Público Municipal menos reclama. Os vencimentos eram pagos em dias e no seu mandato foram construídas muitas obras, uma mancha que ficou foi o Estádio Municipal que nunca saiu. No seu mandato, houve muita reclamação de perseguição política realizadas por alguns servidores do alto escalão.

Waldeth Costa perdeu a eleição para Jonas Barros que disputou as eleições com candidatura sub júdice e não pôde assumir o Executivo.

Aí que muitos dizem que a vaca foi “pro” brejo de vez!

Vereadores passaram para um outro patamar. As negociações foram fortíssimas, quem não lembra das histórias que os vereadores da época se isolavam em locais desconhecidos para não serem influenciados pelos grupos oposicionistas. Chega a ser cômico, mas foi trágico demais. Tais situações iriam iniciar uma crise política e administrativa que assola o município até os dias atuais.

A Vereadora Glorinha (in memorian) foi eleita prefeita através do Legislativo e se o clamor do público não fosse grande, os vereadores iriam se revezar como prefeitos durante os quatro anos de mandato.

O vereador Nelson Pinheiro, foi escolhido pela Câmara Municipal para substituir a Prefeita Glorinha no final do seu mandato de um ano. Logo em seguida, o próprio Nelson Pinheiro venceu as Eleições Suplementares e enfim, Tracuateua tinha um prefeito.

O mandato de Nelson Pinheiro foi responsável por muitos convênios de obras, principalmente na área da educação. Obras que até hoje não foram finalizadas. Na saúde o final do mandato do Nelson foi problemático, várias Unidades de Saúde tiveram seus recursos financeiros bloqueados e o Hospital Municipal foi fechado durante um tempo.

Aluízio Barros venceu as eleições e substituiu Nelson Pinheiro no Executivo. Uma eleição que o povo foi às ruas e direcionou Aluízio Barros à Prefeitura. Seu início de governo foi muito promissor. Mas o final de seu mandato culminou com seu afastamento por denúncias de desvio de recursos públicos.

Salários atrasados, obras paralisadas e muitas manifestações da população pelas ruas da cidade.

Com seu afastamento pela justiça, através da Operação Caneta Mágica, seu vice, Edson Brito, assumiu o Executivo Municipal e terminou o mandato priorizando os vencimentos dos servidores municipais.

Antes de ser afastado pela Justiça, Aluízio Barros havia perdido as eleições para o atual prefeito, Tamariz Cavalcante com uma diferença gigantesca de votos.

O atual prefeito, Tamariz Cavalcante acena para disputar mais um pleito. Porém, com sua imagem desgastada por conta dos três afastamentos, viu seu atual vice, Zezinho Costa, surgir como uma eventual força.

Zezinho Costa assumiu a Prefeitura durante os afastamentos de Tamariz, e tinha ao seu lado o clamor popular. O clima tenso dividiu o grupo formado para vencer as eleições passadas. Dois grupos formados, um dos que seguem Tamariz Cavalcante e outro que continuaram com Zezinho Costa.

Tamariz Cavalcante reassumiu a Prefeitura e atualmente, conseguiu estabilizar sua situação política.

Pois bem, durante esses acontecimentos, os grupos começaram a se organizar para disputar mais um pleito. Houve uma aproximação do Vereador Bruno Daniel (PT) com o grupo de Zezinho Costa, porém, essa aliança aparentemente foi desfeita. O que muitos comentam é que Bruno Daniel também pretende disputar o Executivo Municipal nem que seja como vice.

Outro fator importante, é a indicação da Professora Mirian Brito (irmã de Edson Brito) para disputar o Executivo Municipal apoiada pela Comunidade Católica do Município.

Nesse contexto, não podemos de esquecer o Nelson Pinheiro. Rola nas redes sociais que este é o Candidato do Governador à Prefeitura de Tracuateua. Nelson permaneceu fiel ao MDB de Helder Barbalho.

Não podemos descartar a presença de Aluízio Barros mais uma vez no cenário político. O comentário na cidade é que ele poderá se candidatar ou apresentar o seu irmão Júnior Barros (ex-secretário de Educação) como candidato.

Herdeiro de Glorinha, Marcos César (Marquinho Promoções), também acena com uma eventual candidatura. Vale lembrar que Marquinho foi vice na chapa encabeçada por Rai Móveis nas eleições passadas.

Outra figura que surgiu nos últimos dias e que algumas pessoas começaram a distribuir conteúdo relevantes nas redes sociais foi a ex-candidata a Deputada Estadual Wânia Velasco que esteve a frente da campanha de Heleno na última eleição para prefeito de Tracuateua. Vale lembrar que Heleno retirou sua candidatura na reta final da campanha. Hoje em dia, Heleno está no grupo do atual prefeito.

Com isso, vemos que futuros candidatos despontam para a disputa do Pleito de 2020 (por ordem alfabética):

Aluízio Barros ou Júnior Barros, Marquinhos Promoções, Mirian Brito, Nelson Pinheiro, Tamariz Cavalcante, Wânia Velasco e Zezinho Costa.

Muitos nomes, várias opções novas e velhos medalhões. De certo que muita água ainda passará por debaixo dessa ponte. Mas o fato é que Tracuateua já está em clima de eleição e os bastidores da política já está em ebulição.

A Redação

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

Morre o comunicador ...

Faleceu neste domingo o ...

Salinas - Justiça ...

Justiça determina que prefeito de ...

Bragança já registrou ...

Em boletim divulgado na noite ...

Comércio de Bragança ...

De forma gradual, comércio de ...

Bragança já registra ...

Em boletim divulgado no início da ...

Bragança já contabiliza ...

Em boletim divulgado na tarde ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

11 MORTES POR COVID-19 ...

Brasil tem 19.638 casos de ...

122 novos casos e 5 ...

A Secretaria de Estado de Saúde ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 casos de Coronavírus ...

Sobe para 21 o número de ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

Has no connect to show!

PIZZARIA MIXW Copy

podcast3 Copy

Destaques

BALANÇO PARAENSE NA SÉRIE C ...

Paysandu e Remo tiveram ...

Papão campeão paraense 2020

Paysandu marca no último ...

Remo encara o Imperatriz pela ...

Imperatriz-MA x Remo-PA - ...

Resumão Série C - #Rodada2

Remo líder e 100% e Paysandu ...

Projetos da Emater beneficiam ...

Emater elabora projetos e ...

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 191 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

DESTAQUE DA SEMANA: BRASILEIRÃO SÉRIE C 2020

Usuários Online

Temos 191 visitantes e Nenhum membro online