Açaí vai dividir o dia 5 de setembro com a Amazônia

334185

Lei estadual faz coincidirem as duas celebrações a partir deste ano

Um dos maiores símbolos do Pará - o açaí - terá agora um dia especial no calendário estadual a partir do próximo mês. O Dia Estadual do Açaí será celebrado em 5 de setembro, segundo a Lei nº 8.519/2017 que estabeleceu a data de modo a coincidir com o Dia da Amazônia. Para as pessoas envolvidas na cadeia produtiva o novo dia fortalecerá o fruto e a valorização da sociedade. Com o decreto, a celebração é inserida no calendário de eventos do Estado.

O fruto contém substâncias antioxidantes que protegem as células sadias do organismo e a estimativa é que existam cerca de sete mil pontos de venda de açaí somente na Região Metropolitana de Belém. Para o presidente da Associação de Batedores de Açaí de Belém (Avabel), Carlos Noronha, trata-se de uma vitória da entidade na luta pelo fortalecimento do fruto. “Não éramos vistos com estes olhos há algum tempo. Esta é mais uma conquista da associação”, comemorou. Sem data oficial para comemorar, a própria associação já realizou três festivais do açaí em datas diferentes. 

Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) registram a geração de 1,080 milhão de tonelada por ano. A cadeia econômica do açaí chega a movimentar R$ 580 milhões, anualmente, só de exportação. A estimativa é que o açaí também gere 200 mil empregos em todo o Estado. “Imagina isso em termos de renda!”, empolga-se o gerente de Fruticultura da Sedap, Geraldo Tavares. “Mostra como esta cadeia é tão importante para o Estado. Até pouco tempo não tínhamos conhecimento da dimensão dela. A estimativa é que a produção do conhecido “vinho do açaí” faça circular R$ 1,8 bilhão na safra”.

Tavares lembrou que o açaí tem relação intrínseca com a cultura paraense. Pesquisas acadêmicas apontam que o consumo do fruto é maior quanto menor for a renda da família e que famílias com renda de até um salário mínimo chegam a consumir um litro por dia, mesmo que seja do tipo mais fino de açaí. Criado pelo Governo do Estado, o Programa Estadual da Qualidade do Açaí desenvolveu o equipamento de branqueamento do açaí e incentivou vendedores a criarem boas práticas de manipulação do fruto, enquanto o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Açaí (Pro-Açaí) tem o objetivo de aumentar a produção do açaí para melhorar a oferta em todo o Estado.

Na avaliação de Noronha, a qualidade do açaí tem melhorado com o decorrer dos anos, em razão da lei que regulamenta a venda da polpa no Pará. Pontos de venda que eram simples barraquinhas evoluíram para pontos comerciais dotados de higiene e segurança alimentar. “Tudo isso vem mostrando a necessidade de adequação. Temos visto melhoras e temos tido apoio do poder público. Também temos tido uma procura muito grande no escritório da associação das pessoas que não só estão no mercado, como as pessoas que querem entrar nele, mas querem entrar já no padrão”, acrescentou. 

Segundo ele, antes quem queria abrir um ponto do açaí abria de qualquer maneira. Hoje procura abrir dentro do padrão. A entidade tem uma reunião agendada para amanhã com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, para discutir o festival de setembro.

 

Fonte: ORM

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

ASSALTO FRUSTRADO ACABA ...

O Delegado da Polícia Civil no ...

Delegação de Tracuateua ...

A cidade de Igarapé-Açu, no ...

É Campeão: Xadrez de ...

O aluno-atleta Marcelo Santana da ...

BRAGANÇA: Promotoria já ...

O Ministério Público do Estado ...

Após quase dois anos de ...

Esteve no banco dos réus ...

ÁREA DE DESMATAMENTO É ...

A Secretaria Municipal de Meio ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

A BANANA E OS 10 ...

COMA 1 BANANA TODOS OS DIAS - E EM ...

ADEPARÁ ALERTA PARA FOCO ...

A Agência de Defesa Agropecuária ...

Alerta ao câncer de ...

Alerta ao câncer de cabeça e ...

Has no connect to show!

pizaria mix ANUN Copy

Destaques

Novos Titãs, série ...

Atração ainda não tem data de ...

PÉSSIMAS CONDIÇÕES DA ESTRADA ...

PÉSSIMAS CONDIÇÕES DA ESTRADA ...

Jovem morre ao esfaquear o ...

Jovem morre ao esfaquear o ...

Remo 0 x 0 Botafogo-PB - E o ...

O clube paraense é o lanterna ...

Polícia Civil diz que prisão ...

Polícia Civil diz que prisão ...

AM CREDITOS

am Copy

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 190 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

Usuários Online

Temos 190 visitantes e Nenhum membro online