Os municípios de Tracuateua e Marituba são os primeiros a receber, neste mês de maio, cursos de qualificação promovidos pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Nos primeiros quatro meses de 2016, o Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) já capacitou 884 pessoas, em 24 cursos de 10 municípios do estado. De 2 a 4 de maio, o “Cozinha Brasil” se faz presente em Tracuateua, nordeste paraense, enquanto que entre 2 e 6 de maio, ocorre o módulo introdutório do curso de “Condutor de Trilhas e Caminhadas” no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, em Marituba, na região metropolitana de Belém, que também reúne participantes de Ananindeua e da comunidade quilombola do Abacatal.



O “Cozinha Brasil” oferece cursos de curta e média duração, gratuitos à população para o ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo e que respeita as diferenças regionais e das estações. Um programa do Serviço Social da Indústria (Sesi), o “Cozinha Brasil” é reconhecido internacionalmente e sua inclusão na capacitação de profissionais ligados à cadeia produtiva do turismo faz parte do cronograma de ações e parcerias do PEQTur. Uma iniciativa que favorece o produto turístico e contribui para o desenvolvimento social e econômico do Estado. As aulas são especialmente orientadas por nutricionistas do Sesi. A Cimentos do Brasil S/A (CIBRASA) foi a instituição que solicitou a realização da capacitação à secretaria, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação de Tracuateua.

Já o modulo I do curso de “Condutor de Trilhas e Caminhadas” utiliza uma metodologia que une a teoria à prática, com disciplinas focadas em temáticas como Unidades de Conservação, Legislação Ambiental Básica, Educação como instrumento de Gestão Ambiental, Ecoturismo e Teorias e Técnicas de Turismo.

A gerente de qualificação profissional da Setur e coordenadora do PEQTur, Flávia Lima, destaca a importância da capacitação. “A qualificação é o alicerce para uma carreira profissional. Sem o conhecimento você não consegue executar com excelência uma ação. A qualificação é importante nesse sentido, pois ela te dará todo o suporte para o desenvolvimento profissional e os cursos do PEQTur são direcionados aos profissionais ligados direta ou indiretamente ao setor turístico”, explica.

Para a realização destes cursos, a Setur tem como parceiros o Sesi-PA, Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

(Com a colaboração de Liliane Marques).

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

ASSALTO FRUSTRADO ACABA ...

O Delegado da Polícia Civil no ...

Delegação de Tracuateua ...

A cidade de Igarapé-Açu, no ...

É Campeão: Xadrez de ...

O aluno-atleta Marcelo Santana da ...

BRAGANÇA: Promotoria já ...

O Ministério Público do Estado ...

Após quase dois anos de ...

Esteve no banco dos réus ...

ÁREA DE DESMATAMENTO É ...

A Secretaria Municipal de Meio ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

A BANANA E OS 10 ...

COMA 1 BANANA TODOS OS DIAS - E EM ...

ADEPARÁ ALERTA PARA FOCO ...

A Agência de Defesa Agropecuária ...

Alerta ao câncer de ...

Alerta ao câncer de cabeça e ...

Has no connect to show!

pizaria mix ANUN Copy

Destaques

Remo 0 x 0 Botafogo-PB - E o ...

O clube paraense é o lanterna ...

Polícia Civil diz que prisão ...

Polícia Civil diz que prisão ...

Homem dá ré em caminhão e ...

Homem dá ré em caminhão e ...

Larissa Pacheco confirmada no ...

Elenco do TUF 28 é definido ...

Castelão do Cocal é Campeão ...

Final da Copa Cidade de ...

AM CREDITOS

am Copy

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 82 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

Usuários Online

Temos 82 visitantes e Nenhum membro online