A manhã desta segunda-feira (16) foi tensa em frente ao Centro de Recuperação Regional de Bragança (CRRB), onde, desde as primeiras horas da manhã até o início da tarde, ocorreu uma rebelião de detentos. Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), oito detentos fugiram e cinco mortes confirmadas.

A rebelião começou às 06h15 de hoje. Segundo o tenente Alexandre, comandante do Grupo Tático Operacional (GTO), ele foi acionado por agentes do Centro Regional de Recuperação que informaram sobre o levante. O presídio fica localizado na vila do Acarajó, zona rural de Bragança.

Uma guarnição do Grupo Tático se deslocou até o local e fez a primeira contenção, juntamente com os policiais que tiram serviço no Centro de Recuperação. Com a chegada de mais apoio, inclusive de policiais do município de Capanema, a rebelião foi contornada por volta das 10h30. A negociação teve participação da juíza Daniela Modesto, titular da vara criminal da comarca de Bragança.

destaque 501555 rebeliao

Os cinco detentos alvejados pela polícia durante uma fuga do Centro Regional de Recuperação de Bragança (CRRB), após rebelião na manhã desta segunda-feira (16), não resistiram aos ferimentos e morreram. Três detentos conseguiram fugir e são procurados pela Polícia Militar.

Durante o levante dos presos, oito detentos fugiram para a mata do entorno do Centro de Recuperação. Segundo o tenente Alexandre, houve confronto entre os policiais e os fugitivos. Cinco detentos foram baleados.

Os fugitivos foram encaminhados para unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

O diretor do Instituto Médico Legal de Bragança, Cláudio Carvalho, informou que os cinco corpos sem identificação, resgatados pela equipe da instituição, foram encaminhados para o IML de Castanhal, para necropsia.

Superlotação

De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, os presos se rebelaram por conta da superlotação carcerária e demora das audiências com a Justiça. "Atualmente, o CRRB custodia 315 detentos. A capacidade é para 122", disse o órgão.

De acordo com informações da juíza Daniela Modesto, titular da vara criminal da comarca de Bragança, alguns detentos serão transferidos do presídio devido a destruição de algumas celas.

FUGITIVOS

Sobre os foragidos, a Susipe já divulgou nome dos foragidos. São eles: Alan Monteiro, Arlindo da Silva, Claúdio Robson Amorim, Elton Rodrigues da Silva, Luan Victor do Rosário Reis, Rafael Rodrigo Sousa da Silva, Renan Assunção Mendonça e Rodrigo da Silva Costa.

Posicionamento

Por meio de nota, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) informou que os "possíveis presos não foram mortos durante a rebelião e sim na perseguição policial, após a fuga" e que aguarda a identificação dos corpos pelo IML para confirmar se todos os mortos são de fato internos do Centro de Recuperação.

(DOL com informações de José Clemente Schwartz/Diário do Pará)

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

ASSALTO FRUSTRADO ACABA ...

O Delegado da Polícia Civil no ...

Delegação de Tracuateua ...

A cidade de Igarapé-Açu, no ...

É Campeão: Xadrez de ...

O aluno-atleta Marcelo Santana da ...

BRAGANÇA: Promotoria já ...

O Ministério Público do Estado ...

Após quase dois anos de ...

Esteve no banco dos réus ...

ÁREA DE DESMATAMENTO É ...

A Secretaria Municipal de Meio ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

A BANANA E OS 10 ...

COMA 1 BANANA TODOS OS DIAS - E EM ...

ADEPARÁ ALERTA PARA FOCO ...

A Agência de Defesa Agropecuária ...

Alerta ao câncer de ...

Alerta ao câncer de cabeça e ...

Has no connect to show!

pizaria mix ANUN Copy

AM CREDITOS

am Copy

Usuários Online

Temos 68 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

Usuários Online

Temos 68 visitantes e Nenhum membro online