Aconteceu no dia 07 de abril de 2017 a sexta reunião ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Tracuateua.

O Primeiro Secretário leu os informes e apresentou os requerimentos apresentados. Destacando a solicitação do vereador José Adilson solicitando reparação nos ramais da Região dos Campos. Requerimento do vereador Raian Vieira solicitando a construção de uma rotatória na entrada da comunidade dos Neves. O vereador Raimundo Enis solicita que no ramal da Ponta Alta seja aplicado piçarra e recuperação de ponte.

O vereador Bruno Daniel Santos (PT) no uso de sua palavra, chamou a atenção ao processo que visa a reforma previdenciária e pede apoio da população tracuateuense contra essa reforma e que um documento seja enviado aos deputados declarando a insatisfação da nossa população em relação a reforma.

Messias Padilha (PMDB) agradeceu a presença de todos e reforçou com sua fala o requerimento feito à Prefeitura de Tracuateua para que seja realizada uma reforma na Escola Zumira Pinto Guedes na localidade da Vila dos Neves. Messias reforça que de urgência essa reforma se faz necessária.

O Vereador José Adilson (PROS) defendeu seus três requerimentos apresentados, em especial aos que solicita recuperação e manutenção dos ramais da região dos campos. José Adilson informou que em 2012 havia informado a gestão da época que se fazia necessário o que a secretaria de obras estoque o material para recuperação dos ramais, visto que o município dispõe desse material em seu território, mas que na época do inverno, fica impossibilitado de recolher tal material. Segundo o vereador José Adilson, a população dessa região está muito indignada com a situação dos ramais, solicita que a secretaria de obras vire seus olhos para a região na qual reside, a população está sofrendo com a situação das estradas.

O Vereador Raian Vieira (PRB) apresentou também três requerimentos. Um solicitando a manutenção da iluminação pública na Vila dos Neves, outro solicitando a reforma da Escola Zumira Pintos Guedes também da Vila dos Neves. O terceiro requerimento solicita a construção de uma rotatória na entrada da Vila dos Neves, visto que existe naquele perímetro um grande trafego de veículos. Raian Vieira acredita que todas as solicitações são de interesse do município e principalmente dos moradores da comunidade citada.

Esteve presente no Plenário o Gerente do BASA que teve direito a cinco minutos na tribuna. O gerente informou que a região possui uma instituição financeira que está cheia de dinheiro e muitos desconhecem esse bem. O recurso está disponível à população, mas infelizmente não possui o poder de aplicar sozinho esse recurso. Parcerias são necessárias com a EMATER e a Secretaria de Agricultura Municipal. O recurso pode ser investido na agricultura familiar, é preciso que as comunidades passem a gerar renda e emprego. Muitos programas estão disponíveis no BASA e o produtor rural precisa desse apoio da EMATER e da SEMAGRI para conseguir o financiamento para desenvolver a cadeia produtiva nessa região tão rica em recursos e terras. Só para a agricultura familiar o banco dispõe de 10 milhões que podem ajudar a desenvolver a região e consequentemente o município. O BASA está disposto a criar uma nova história no município de Tracuateua, com a nova lei o banco expurga até 85% de sua inadimplência, dando-o a oportunidade de adquirir um novo crédito, dentro de um novo modelo voltado para a sustentabilidade, gerando renda, respeitando a natureza e desenvolvendo pessoas. O FNO é recurso que vem do povo e deve retornar ao povo. Estrada é importante, ponte são importantes, mas também torna-se mais importante a geração de renda, a criação de uma cadeia produtiva organizada e fortalecida, disse o gerente do BASA. Dinheiro tá no banco, só falta organização dos municípios para em conjunto, fazer com que esse dinheiro chegue até o produtor e esse com a sua capacidade, faça a multiplicação, respeitando a natureza.

O Vereador Wilson Paulino (PT), informou que também esteve na Vila dos Neves e de fato a Escola Zumira Pinto Guedes necessita de uma reforma. O ramal e algumas ruas dentro da vila também estão com situações complicadas. Faz-se necessário a presença da gestão municipal para a realização de alguns reparos. Parabenizou ao BASA por se fazer presente na sessão e informou que alguns agricultores já estão realizando a negociação de suas pendências financeiras junto ao banco que está dando 85% de expurgo aos agricultores.

O vereador Tony Gás (PSC) agradeceu a presença dos secretários de governo, ao gerente do BASA e ao vice-prefeito. Informou que o Governo Municipal está atendendo em partes os requerimentos e que o prefeito tem conversado com os secretários de governo para que todos juntos possam realizar ações que visem o crescimento e o desenvolvimento desse município. O líder do governo na câmara informou que o primeiro semestre está chegando ao fim e muitas são as dificuldades da gestão nesse início de governo. Tony Gás insistiu que os vereadores devem está procurando os deputados para conseguir incentivos ao município, ajudando assim a gestão a melhorar os serviços ofertados.

O Presidente da Câmara informou que esteve junto a alguns deputados para tentar conseguir um trator para ajudar os agricultores de Tracuateua. Eninho do Tatu (PR) também informou a situação dos ramais, pois está complicado para que os alunos cheguem até as suas escolas. Raimundo Enis solicitou à Secretaria de Obras que viabilize o material para a recuperação de alguns ramais.

A Vereadora Professora Branquinha (PSDB) informou que a Câmara conhece as dificuldades enfrentadas pelo município de Tracuateua nesses últimos meses. Branquinha informou que passou recentemente por uma situação na qual uma aluna da escola Julia da Silveira Gomes na comunidade da Chapada e foi levada ao PSF da localidade e infelizmente não havia medicação para o atendimento, a aluna foi encaminhada para o PSF de Santa Tereza e lá também não havia medicamento. A aluna foi levada até o Hospital Municipal onde foi bem atendida e medicada. A vereadora informou que fará uma visita à secretaria de saúde para alguns esclarecimentos. Branquinha também solicitou uma reforma na escola da comunidade do Sessenta e espera que o executivo municipal dê uma resposta imediata aos problemas apresentados.

O vereador Raian Vieira (PRB) informou que a Secretaria de Saúde está divulgando o edital para dispensa de licitação de medicamentos e pelo menos por um período essa problemática será resolvida.

O presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada mais uma sessão.

Com informações e Fotos de Alex Soares

Mais Acessadas

  • Ordem
  • Título
  • Popular

ASSALTO FRUSTRADO ACABA ...

O Delegado da Polícia Civil no ...

Delegação de Tracuateua ...

A cidade de Igarapé-Açu, no ...

É Campeão: Xadrez de ...

O aluno-atleta Marcelo Santana da ...

BRAGANÇA: Promotoria já ...

O Ministério Público do Estado ...

Após quase dois anos de ...

Esteve no banco dos réus ...

ÁREA DE DESMATAMENTO É ...

A Secretaria Municipal de Meio ...

10ª Conferência ...

O Conselho Municipal de Saúde de ...

1ª Plenária Municipal de ...

Acontece em em Tracuateua no dia ...

21 de março - Dia ...

Dentre os 365 dias do ano, o ...

A BANANA E OS 10 ...

COMA 1 BANANA TODOS OS DIAS - E EM ...

ADEPARÁ ALERTA PARA FOCO ...

A Agência de Defesa Agropecuária ...

Alerta ao câncer de ...

Alerta ao câncer de cabeça e ...

Has no connect to show!

pizaria mix ANUN Copy

Destaques

Remo 0 x 0 Botafogo-PB - E o ...

O clube paraense é o lanterna ...

Polícia Civil diz que prisão ...

Polícia Civil diz que prisão ...

Homem dá ré em caminhão e ...

Homem dá ré em caminhão e ...

Larissa Pacheco confirmada no ...

Elenco do TUF 28 é definido ...

Castelão do Cocal é Campeão ...

Final da Copa Cidade de ...

AM CREDITOS

am Copy

Vídeo Destaque

Usuários Online

Temos 245 visitantes e Nenhum membro online

Curta nossa página

logo jt rodap

Nosso Endereço

  • Rua Benedito Padilha, AP-04 - Centro - Tracuateua - PA CEP: 68647-000 - Brasil
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • (91) 98468-3055 / 98416-6497

Anuncie Aqui

Usuários Online

Temos 245 visitantes e Nenhum membro online