China testa sistema que ejeta bateria em chamas de carros elétricos — torça para não estar perto

Carro ejeta bateria superaquecida reprodução/Weibo A China está testando uma solução curiosa para o risco de incêndios em baterias de carros elétricos: ejetar o componente para longe do veículo. A proposta lembra o funcionamento do airbag, que se abre em frações de segundo para evitar o impacto do motorista com o volante. No caso da bateria, sensores identificam o superaquecimento e disparam o componente para fora do carro. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp Um vídeo, que circula na rede social chinesa Weibo, mostra um Chery iCar 03T adesivado com o logotipo do Centro de Pesquisa e Tecnologia em Reparos de Colisões de Veículos da China. A Chery, presente no Brasil desde 2009 e que vende atualmente os SUVs Tiggo, o sedã Arrizo e o compacto iCar, utilizou a mesma rede social para negar participação nos testes. No vídeo, o carro expulsa a bateria em alta velocidade, fazendo o componente se afastar do SUV vermelho. Segundo comentários na rede social, a bateria percorre de 3 a 6 metros para longe do veículo. A intenção é evitar que o carro pegue fogo, afastando a bateria superaquecida antes que provoque o incêndio. O problema é que a medida desconsidera a segurança de quem estiver por perto. Seja outro carro estacionado ou até mesmo um pedestre que esteja passando na calçada. Regras de segurança O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM) publicou um conjunto de diretrizes para a instalação ideal de carregadores de veículos elétricos. A ideia é harmonizar as melhores práticas de segurança para todas as unidades de bombeiros do país. As diretrizes incluem: Ponto de desligamento manual de todas as estações de recarga, a não mais de 5,00 metros da entrada principal; Local para o corte de energia entre os módulos de recarga e a rede elétrica por meio de disjuntor no quadro de distribuição; Afastamentos em relação a riscos específicos como áreas com líquidos igníferos e gás liquefeito de petróleo devem seguir os parâmetros das Instruções Técnicas pertinentes; Sistema de detecção de incêndio: proteção onde houver ocupações com garagens, dimensionado conforme a Instrução Técnica específica; Sistema de chuveiros automáticos: nas áreas de garagens deverão ser calculados como risco ordinário 2 com chuveiros de resposta rápida. Caso o pavimento da edificação onde houver ocupações com garagens seja dotado de ventilação natural com abertura mínima de 50% do perímetro em pelo menos duas fachadas, o sistema de extração mecânica é dispensado. Possuir do tempo requerido de resistência ao fogo (TRRF) mínimo de 120 minutos para área destinada à garagem. GWM Ora 03 GT: veja o teste do g1, com pontos positivos e negativos do carro

China testa sistema que ejeta bateria em chamas de carros elétricos — torça para não estar perto

Carro ejeta bateria superaquecida reprodução/Weibo A China está testando uma solução curiosa para o risco de incêndios em baterias de carros elétricos: ejetar o componente para longe do veículo. A proposta lembra o funcionamento do airbag, que se abre em frações de segundo para evitar o impacto do motorista com o volante. No caso da bateria, sensores identificam o superaquecimento e disparam o componente para fora do carro. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp Um vídeo, que circula na rede social chinesa Weibo, mostra um Chery iCar 03T adesivado com o logotipo do Centro de Pesquisa e Tecnologia em Reparos de Colisões de Veículos da China. A Chery, presente no Brasil desde 2009 e que vende atualmente os SUVs Tiggo, o sedã Arrizo e o compacto iCar, utilizou a mesma rede social para negar participação nos testes. No vídeo, o carro expulsa a bateria em alta velocidade, fazendo o componente se afastar do SUV vermelho. Segundo comentários na rede social, a bateria percorre de 3 a 6 metros para longe do veículo. A intenção é evitar que o carro pegue fogo, afastando a bateria superaquecida antes que provoque o incêndio. O problema é que a medida desconsidera a segurança de quem estiver por perto. Seja outro carro estacionado ou até mesmo um pedestre que esteja passando na calçada. Regras de segurança O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM) publicou um conjunto de diretrizes para a instalação ideal de carregadores de veículos elétricos. A ideia é harmonizar as melhores práticas de segurança para todas as unidades de bombeiros do país. As diretrizes incluem: Ponto de desligamento manual de todas as estações de recarga, a não mais de 5,00 metros da entrada principal; Local para o corte de energia entre os módulos de recarga e a rede elétrica por meio de disjuntor no quadro de distribuição; Afastamentos em relação a riscos específicos como áreas com líquidos igníferos e gás liquefeito de petróleo devem seguir os parâmetros das Instruções Técnicas pertinentes; Sistema de detecção de incêndio: proteção onde houver ocupações com garagens, dimensionado conforme a Instrução Técnica específica; Sistema de chuveiros automáticos: nas áreas de garagens deverão ser calculados como risco ordinário 2 com chuveiros de resposta rápida. Caso o pavimento da edificação onde houver ocupações com garagens seja dotado de ventilação natural com abertura mínima de 50% do perímetro em pelo menos duas fachadas, o sistema de extração mecânica é dispensado. Possuir do tempo requerido de resistência ao fogo (TRRF) mínimo de 120 minutos para área destinada à garagem. GWM Ora 03 GT: veja o teste do g1, com pontos positivos e negativos do carro